As 32 seleções que irão participar da Copa do Mundo de 2010 conheceram os adversários da primeira fase na última sexta feira. O Brasil ficou no grupo G e fará sua estréia no mundial contra a Coréia do Norte, dia 15 de junho. O segundo jogo, cinco dias depois, é contra a Costa do Marfim. A Seleção encerra a primeira fase contra Portugal, dia 25.Das três seleções, a única que o Brasil já enfrentou em Copas do Mundo foi a portuguesa. Triste lembrança para o time de Pelé. Derrota por 3x1 em 1966.
Os dois primeiros adversários não têm tradição em mundiais, Na Copa de 2006, na Alemanha, os “elefantes”, como é conhecida a seleção africana não passou para a segunda fase. Foi eliminada após a derrota para Argentina e Holanda. O técnico da Costa do Marfim, Vahid Halilhodzic, disse em entrevista ao jornal Cruzeiro do Sul, que o objetivo da seleção é surpreender, apesar do favoritismo de Brasil e Portugal.
Já a Coréia do Norte, 84ª no ranking da FIFA, está de volta às Copas do Mundo após 44 anos.
O técnico da Seleção Brasileira, Dunga, comentou sobre os adversários e exaltou a qualidade dos coreanos. "Eles podem surpreender, tem jogadores rápidos e conseguiram a classificação de maneira antecipada". Sobre a Costa do Marfim: "É um país africano difícil de jogar. Os africanos hoje não são como 15 anos atrás", analisou.
Numa situação bem mais cômoda está nossa maior rival, a Argentina. O Grupo B terá, além dos Hermanos, Nigéria, Coréia do Sul e Grécia. “Argentina já começa nas oitavas”, esnobou o site do jornal argentino Olé.
A contagem regressiva já começou. Preparem as vuvuzelas porque o maior espetáculo do futebol vai começar. O Brasil promete dar show.



